
O campeão brasileiro foi o mais rápido nas contratações. Reforçou-se com seis nomes, todos em posições estratégicas, equilibrando o elenco, que se manteve forte após o fim da temporada. Chegaram Eduardo Costa, Renato Silva, Wagner Diniz, Washington, Junior Cesar e Arouca. Este último ainda tenta liberação do Fluminense para se apresentar em janeiro, já que tem contrato até o fim de abril com o time carioca.
O Fluminense, aliás, foi base das contratações do São Paulo, que costuma buscar atletas de uma mesma equipe. Foi assim em 2007 com o Botafogo e em 2005 com o Goiás. O time se reforçou em todas as posições carentes e está com o elenco praticamente fechado. Se pintar um atacante ou um meia, pode ser que o clube contrate. O mais importante é que todos os reforços deste ano chegaram a custo zero, pois eram atletas em fim de contrato.
O time ainda tenta manter Rodrigo, que pertence ao Dinamo de Kiev. O objetivo é renovar o empréstimo do zagueiro por mais seis meses. O clube ainda não recebeu propostas oficiais por seus principais jogadores, mas este panorama deve mudar em janeiro, com a abertura da janela de transferências internacionais. O time se reapresenta no dia 12 de janeiro, terá mais tempo para descansar do que os outros, e estréia no Paulistão no dia 21, contra o Ituano. Mas o principal objetivo é a Libertadores.